O país era um conjunto de seis repúblicas regionais e duas províncias autônomas, cada uma habitada com etnias diferentes. A Iugoslávia era uma colcha de retalhos constituida de :
6 repúblicas – Eslovenia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Macedonia, Montenegro;
2 provincias autonomas : Kosovo e Vojvodina;
6 etnias : eslovenos, croatas, sérvios, bósnios, montenegrinos, albaneses;
6 idiomas : esloveno, croata, sérvio, bosnio, montenegrino, albanes
3 religiões : Cristã Ortodoxa, Católica Romana, Islamismo;
2 alfabetos : cirilo e romano;
1 líder : Josip Tito Broz
Todas essas diferenças etnicas e religiosas, de idiomas e costumes, etc, fomentaram a discordia. Porem a Iugoslávia existia graças ao carisma e ao autoritarismo do ditador Jozip Broz Tito, que mantinha a união da Iugoslávia com mão de ferro. O país enfrentou a partir da década de 70 séria crise econômica, com desemprego, pobreza, greves, em decorrencia da crise do petróleo e etc. Para piorar este panorama, Tito faleceu em 1980.
A declaração de independencia da Croácia e Eslovenia
Em 1991, a Croácia, região mais rica e progressista, após um plebiscito declarou independencia, anunciando a separação. Na verdade, a provincia croata já gozava de certa independencia com relação ao governo de Slobodan Milosevic, presidente da Iugoslávia.
Simultaneamente, o mesmo movimento de independencia ocorreu na Eslovenia.
A discriminação etnica na Croácia com os Sérvios era antiga, mas suprimida por Tito. Durante a ocupação nazista na II Guerra em territorio croata, os nazistas e os simpatizantes croatas expulsaram ou simplesmente eliminaram sérvios, judeus e ciganos da Croácia. Calcula-se que neste processo, entre 320 a 340 mil sérvios residentes na Croácia foram mortos. Portanto, as diferenças entre a Croácia e a Iugoslávia já era antiga, e a separação era apenas uma questão de tempo.
A Iugoslávia ainda tentou manter a unificação, enviando tropas para combater os movimentos separatistas na Croácia e na Eslovenia. Com a Croacia situada entre a Eslovenia e a Iugoslávia, a Eslovenia foi geograficamente favorecida, o que facilitou muito a sua independencia. Porem de nada adiantou a tentativa da Slobodan Milosevic em manter a unidade.
Mapa da Iugoslávia, em 25/06/1992, após o desmembramento da Croácia e Eslovenia.
A independencia da Macedônia
Pouco depois, em 8 de setembro 1991, aproveitando-se do momento separatista da Croácia e Eslovênia, foi a vez da Macedonia anunciar sua independencia, após também realizar um plebiscito. A Independencia da Macedonia foi a mais pacífica, não ocorrendo oposião por parte da Iugoslávia.
Mapa da Iugoslávia, após a independencia da Macedônia.
A Iugoslávia ficou então resumida em : Bósnia-Herzebovina, Servia, Montenegro, Kosovo e Vojvodina.
A guerra da Bósnia
A Bósnia e a Herzegovina em 1990 não tinha maioria etnica , o pais era composto de :
44% de bósnios mulçumanos;
33% de sérvios;
18% de croatas;
5 % outros
Em fevereiro 1992 a população da Bósnia-Herzegovina também decidiu em um prebiscito, pela separação. Porem os sérvios da Bósnia-Herzegovina (BH), que representavam 33% da população boicotaram o prebiscito. A seção do Exército Popular Iugoslavo na Bosnia-Herzegovina (ARBH) aceitou o resultado do prebiscito. Entretanto, os sérvios formaram uma força militar paralela, o Exercito da Republica Srpska (ERS), também conhecido como Vojska Republike Srpske (VRS), com o objetivo de anular o prebiscito, dando continuidade ao que restou da Iugoslávia. Iniciou-se então uma das mais sangrentas guerras etnicas do século XX, a Guerra da Bosnia, que perdurou até 1995. O objetivo do ERS era constituir um país Sérvio, com toda a etnia ocupando a mesma região. Para isso, era necessário eliminar ou expulsar os bósnios e os croatas residentes na BH, e impedir a independencia da BH.
No inicio os sérvios ocuparam 70% do território da BH. Porem com o auxilio da Croácia, a ARBH derrotou o ERS na Batalha da Bosnia Ocidental. Alem disso, ouve em 1995 uma intervenção da forças da OTAN contra o ERS, dando o final ao conflito, com os lideres sérvios do ERS assinando um armistício em Paris, em 14 de dezembro de 1995, após tres semanas de intensas negociações de cessar fogo na Base Aérea de Daytona, Ohio, USA., com participação de diversos paises, tendo a frente os Estados Unidos como principal mediador.
A guerra durou pouco mais de três anos e causou cerca de 200.000 vítimas entre civis e militares, a maioria bósnios; causou ainda deslocamento de 1,8 milhões pessoas.
O ERS também foi culpada por casos de limpeza étnica, eliminando bósnios muçulmanos em várias cidades da BH. Por causa disso, o comandante da ERS, o General Ratko Mladic´ foi acusado pelo Tribunal Internacional Penal, em Hague, e foi preso na Sérvia em 26 de maio de 2011, após ficar 15 anos foragido e no anonimato.
Com a independencia da Bósnia, o que restou da Iugoslávia passou a ser chamado de Sérvia-Montenegro.
A independencia de Montenegro
Com o fim da Iugoslávia, o que restou da antiga Iugoslávia passou a ser chamada de Sérvia-Montenegro. Porem em 2002, da mesma forma em que a Macedônia formalizou sua independencia, foi a vez dos montenegrinos promoverem o seu plebiscito. Por apertada margem de votos, venceu a opção pela separação da Sérvia. Esta não se opos à decisão, e em 03 de junho de 2002 foi declarada a indepencia de Montenegro, rapidamente reconhecida pela maioria dos paises.
Mapa atual, com o Kosovo ainda tentando sua independencia.
A questão do Kosovo
O Kosovo declarou-se independente (da Sérvia) em 17 de fevereiro de 2008. Ali residem cerca de 1.900.000 pessoas, sendo 92% de origem albanesa. Desde então, é reconhecido como um país independente por cerca de metade dos países membros da ONU, incluindo Estados Unidos, Japão, França, UK e Alemanha; enquanto que a outra metade não a reconhece como nação independente, incluindo Russia, China, Brasil e Espanha. A questão separatista do Kosovo da Sérvia ainda é assunto não resolvido. A Sérvia não reconhece a independencia, pois o Kosovo é muito rico em carvão mineral, essencial para a Europa que não produz petróleo. Atualmente o Kosovo é governado por uma comissão da ONU.
A maioria etnica do Kosovo é composta de albaneses, que historicamente não tem relaçãos amistosas com o povo Sérvio desde 1913, quando os Sérvios invadiram o Kosovo e expulsaram ali os turcos otomanos. Entretanto, o povo do Kosovo sente-se mais parte da Albania. Poucos casamentos entre individuos das duas etnias (albaneses e sérvios) acontecem, a intolerancia e o preconceito entre eles ainda é muito grande atualmente.
Cronologia da dissolução da Iugoslávia :
25/06/1991 – É declarada a independencia da Croácia, após plebiscito e resistencia sérvia;
25/06/1991 – Juntamente com a Croácia, a Eslovenia declara sua independencia, após resistencia;
08/09/1991 – A Macedônia declara sua independencia, após plebiscito,
01/03/1992 – A Bósnia-Herzegovina é declarada independente, após guerra e negociações;
03/06/1992 – Montenegro declara sua independencia, após plebiscito
17/02/2008 – O Kosovo declara independencia da Sérvia, porem ainda não há reconhecimento por parte da Sérvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário